E-mail

traumatologiadentaria@sbtd.org.br

No dia 12 de junho de 2001 foi fundada a Sociedade Brasileira de Traumatologia Dentária – SBTD, uma sociedade científica, multidisciplinar e, sem fins lucrativos. Muito podemos nos orgulhar destes 20 anos de nossa história. Realizamos intenso intercâmbio científico com a vinda de grandes nomes da odontologia mundial como, Martin Trope, Mitsuhiro Tsukiboshi, Barbro Malmgren, Asgeir Sigurdsson, Anna Fuks, Lars Andersson, Olle Malmgren, Leif Bakland, dentre outros, que compartilharam seus conhecimentos com os dentistas brasileiros.

Promovemos em parceria com a International Association of Dental Traumatology – IADT, concursos de trabalhos científicos no Brasil, nos quais o prêmio foi a participação nos congressos da IADT. Assim, levamos os vencedores aos congressos mundiais de Santiago (Chile), Reykjavík (Islândia), Nagoya (Japão) e Verona (Itália).

Organizamos congressos brasileiros nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Trouxemos para o Brasil, no Rio de Janeiro, em setembro de 2012, o 17º Congresso Internacional de Traumatologia Dentária da IADT. Na ocasião, recebemos participantes de todos os continentes e de quase todos os estados brasileiros.

Ao realizar estas ações a SBTD despertou de forma inequívoca, o interesse pelo estudo da traumatologia dentária no Brasil. Atualmente, uma significativa parcela dos artigos que são enviados e aceitos na Dental Traumatology, publicação oficial da IADT, é representada pelo Brasil.

Desde sua fundação, nossa sociedade estimula a discussão científica de caráter interdisciplinar, como deve ser a abordagem terapêutica ao paciente acometido pelo traumatismo dentário. Atenta à evolução da odontologia e, sempre dentro do espírito científico, a SBTD observou a necessidade de ampliar seus horizontes, e chamar a atenção dos dentistas brasileiros para a importância de conhecer profundamente os processos infecciosos, que são enfrentados rotineiramente na prática clínica, das diferentes especialidades. Assim, a SBTD idealizou o Fórum Brasileiro de Infecção Odontogênica.

São apenas 20 anos! Somos ainda muito jovens, mas é com orgulho que destacamos, a determinação e a coragem com que a SBTD vem escrevendo as páginas da sua história.

Junte-se a nós e faça parte dos próximos capítulos!


Diretoria

Presidente:
Dr. Antônio Renato Lenzi da Silva

Vice- presidente:
Dr. Mário Pinto

1º Secretário:
Dr. German Eduardo Miguel Villoria

2º Secretário:
Dra. Maria Lucia Tabet

1º Tesoureiro: 
Dr.  Marcelo Saladini Vieira

Coordenador  Científico:
Roberto Prado

Departamento de Cursos e Pesquisas:
Sandra Fidel

Departamento de Cursos e Pesquisas:
Lilian de Freitas

Assessoria de Endodontia:
Isabel Camões

Assessoria de Endodontia:
Christian José Solon de Mello

Assessoria de Periodontia:
Marcelo Rezende Borges de Araujo

Assessoria de Periodontia:
Marcelo Rezende Borges de Araujo

Assessoria de Periodontia:
Angela Fonseca

Assessoria de Ortodontia:
José Alexandre Credmann Bottrel

Assessoria de Ortodontia:
Estélio Zen

Assessoria de Cirurgia e Implantodontia:
Fernando Antonio Salgado Rodrigues

Assessoria de Cirurgia e Implantodontia:
Mauricio de Andrade Carvalho

Assessoria de Reabilitação Oral:
Terumitsu Sekito Júnior

Assessoria de Reabilitação Oral:
Mariza Cure Palheiro

Departamento de Divulgação:
Leonardo Cuozzo

Departamento de Divulgação:
Michele Machado Lenzi

Departamento Social:
José Ricardo Junqueira Ramalho


Estatuto Sociedade Brasileira de Traumatologia Dentária

Faça o download do PDF: